Um artigo não é suficiente para conhecer o vasto e disruptivo trabalho dos arquitetos portugueses. No entanto, selecionamos alguns projetos que ajudam a entender o porquê da nossa arquitetura inspirar tanto a Perks.

Museu dos Coches

Localizado em Lisboa, o Museu dos Coches existe desde 1905, mas o novo edifício foi inaugurado em 2015. Foi desenhado por Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitectos e Bak Gordon Arquitectos. Com uma ampla estrutura de cimento, o museu não é apenas um local cultural, mas também um espaço público, pois serve de passagem para pedestres. Não tem portas e, assim, é como se interagisse com todos os seus arredores, característica o que o torna tão único.

Casa de Chá da Boa Nova

Um clássico. Localizado em Leça da Palmeira, o edifício foi construído num terreno rochoso, de frente para o mar. Foi projetado pela primeira vez por Álvaro Siza Vieira em 1963 e foi renovado, também por Siza Viera, em 2015. Hoje, já não é uma casa de chá, mas sim um restaurante de luxo que possui uma estrela Michelin. Rodeado por rochas e natureza, o teto de madeira é suportado por pilares de cimento que se assentam entre cada uma das janelas. Definitivamente, um edifício único com vistas deslumbrantes.

Sede da EDP

Este também é um must para os amantes da arquitetura. É mais do que a sede da operadora de eletricidade: poderia ser apenas outro prédio de escritórios, mas não o é. Localizado em Lisboa, o edifício foi desenhado pelo atelier Aires Mateus. É um trapézio inteiramente ocupado por dois blocos de escritórios elevados nas extremidades este e oeste, conectados por duas galerias que os circunscrevem e que formam uma praça no meio. É, portanto, um espaço aberto e fechado. Interessante, não?

Terminal de leixões

O Porto Cruise Terminal é um pequeno complexo portuário localizado em Matosinhos. Possui múltiplas funções: no lado do mar, possui as instalações de saídas e chegadas; e em terra, abriga o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto, um espaço para eventos e um restaurante. Projetado por Luís Pedro Silva, este prédio em forma de espiral é obrigatório de se visitar.